02/12/2024 começa a aventura!
Sem pensar muito (mas com muita vontade), me inscrevi para concorrer a uma bolsa para a Capacitação de Professores de Circo promovida pelo Circo Can. Para isso, precisei assistir 3 aulas online tão ricas e cheias de detalhes que a vontade de estar lá presencialmente só aumentou!
Foi ali pelo dia 11/12 que veio o resultado: fui uma das selecionadas para estar lá 😱
Corre comprar passagem, passa Natal e ano novo, piscou, chegou o dia 15/01/2025!
Já chegando no aeroporto, encontrei os amigos circenses fazendo parada de mãos e rindo de alegria por estarmos a caminho da realização de um sonho!
Chegamos no Rancho MC – o lugar é sensacional! No meio da natureza, um ginásio mega equipado, inclusive com trapézio voador indoor, alojamentos super confortáveis, a comida então, acho que uma das melhores coisas de lá 😅 e claro, um time de professores imbatível! Eu apelidei de Olimpo dos Professores de Circo.
O time: Pedro Mello e Cruz, Nickolle Abreu, Julio Circus e Pablo Fabok do Circo Livre, Dani Barros e Carlos Sugawara.
Chegamos no dia 15 a noite e no dia seguinte, pela manhã, fizemos aquele tour de respeito pelo rancho e fomos definir nossas grades.
Haviam algumas aulas obrigatórias para todos, como C3 (condicionamento corporal para o circo), Flexibilidade e Acrobacias Coletivas.
Dentre as optativas, escolhi para compor minha grade: Pedagogia Lira, Pedagogia Tecido, Repertório Tecido, Malabares e Manipulação, Fundamentos Faixas, Duo nos Aéreos e claro, o ouro daquele lugar, Trapézio Voador.
Pra quem já foi em algum dos Training Camps do Circo Can, a experiência numa Capacitação é um pouquinho diferente.
A parte física não é tão requisitada, mas a parte mental derrete o cérebro! A gente escuta, observa, contribui, reflete, repensa e sai de lá querendo botar tudo em prática, dentro da nossa realidade!
Todas as aulas foram incríveis: a técnica por trás do Condicionamento, a metodologia da Nickolle com a lira, o repertório infinito de coisas incríveis do Pablo no tecido, a condução da Dani na Pedagogia Tecido, o cuidado do Júlio no trapézio voador, enfim…
São 5 dias vivendo o slogan que tem na camiseta deles: Eat, Sleep, Circus, repeat.
Você come muito bem, com opções veganas pra quem é adepto, você dorme com o barulho dos grilos e num clima que só o Paraná pode proporcionar em pleno janeiro, você faz/pensa/respira Circo o dia todo e depois repete.
E eu nem falei sobre o conhecer pessoas incríveis, a troca, o sentimento mútuo de estar vivendo um sonho, de estar realizando um feito imenso nas nossas carreiras quanto professores.
Percebi que sei muito pouco, e isso é sensacional! Porque tem tanto pra aprender que me anima não ficar estagnada! Também percebi que o pouco que sei vai de encontro com as coisas que vivenciei lá.
A gente sabe que não conseguimos reter tudo o que aprendemos em um curso, mas conseguimos identificar ferramentas que façam sentido para a nossa realidade, os nossos alunos, dentro do nosso dia a dia.
E essas ferramentas quero usar, abusar, compartilhar, discutir, refletir e refazer melhor!
Dia 20/01/2025 eu peguei o voo de volta pra casa, com o coração transbordando, uma dor nas bochechas de tanto rir e sorrir e a mente trabalhando.
Ah! Eu fiquei de contar como quebrei o dedo lá, né? Talvez você tenha lido até aqui só pra saber sobre isso 🤣
Foi no 1º dia, na última aula, de Tecido. Fui fazer uma saída da estafa travando as curvas (linguagem de tecidista aqui!) e na verdade, não travei. Acho que joguei tudo pra mão, mas só senti uma dorzinha.
O dedo inchou, teve hematoma, mas continuava mexendo. Eu que (ainda) não sabia que dedo quebrado pode mexer, segui fazendo aéreos, mão a mão, solo, tudo, pelos próximos 5 dias!
Cheguei aqui com um dedo que não desinchava e dito e feito: na hora do raio-x o técnico até me chamou pra ver. “Quebrou mesmo, moça”.
Sigo com uma talinha pelas próximas 3 semanas (já foi uma 🙌🏽) e com a expectativa de que, no final, tudo dá certo!
Aos meus amigos circenses: “O picadeiro é redondo e a gente se encontra na próxima volta.” Frase do queridíssimo Felipe Cerqueira 🎪